Limpeza Rio Torto 6O Município de Gondomar viu aprovado pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, a candidatura “Guardiões dos Rios”, com prazo de execução até 31 de dezembro de 2025.
O projeto “Guardiões dos Rios” tem como objetivo principal promover a participação ativa das comunidades na monitorização, preservação e recuperação dos rios e linhas de água. Envolve escolas, associações e cidadãos na adoção de boas práticas ambientais, sensibilização e implementação de ações concretas de limpeza, recuperação de margens, combate a espécies invasoras e promoção da biodiversidade.
A execução da candidatura integra o projeto “Escolas Rios +”, que tem como objetivo formar técnicos superiores e operacionais como Guardiões dos Rios, bem como potenciais facilitadores e mediadores dos núcleos de intervenção de proximidade, sobre o processo de reabilitação de margens de linhas de água e aplicação de técnicas de participação pública, de forma a capacitar a comunidade, para a concretização deste tipo de intervenções e para a sensibilização ambiental da população.
Inspirados na tradicional profissão dos Guarda-rios, o município de Gondomar cria ao abrigo do projeto uma equipa de operacionais, intitulados “Guardiões dos Rios”. Esta equipa promoverá diariamente uma monitorização dos cursos de água alvo de intervenção, Rio Douro (Polis), Rio Sousa e Ribeira da Archeira, procurando incutir boas práticas junto da comunidade que visem a melhoria da qualidade da água e a requalificação dos ecossistemas ripícolas.