2016 04 22 12.25.36Cavalete está muito "doente", mas tem salvação!
Hoje, 22 de abril, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova torna público um PARECER RELATIVO AO VALOR PATRIMONIAL E ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO CAVALETE MINEIRO DE SÃO VICENTE DAS MINAS DE CARVÃO DE S. PEDRO DA COVA – GONDOMAR.
Este Parecer, elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, confirma o mau estado de conservação e a degradação avançada desta estrutura. No entanto, existem soluções, sendo urgente a tomada de medidas imediatas para a sua recuperação. Tal como refere o Parecer, se não houver uma “reabilitação a curto prazo”, o processo de reabilitação pode tornar-se “irreversível”.
A Junta de Freguesia tem realizado, ao longo dos últimos anos, vários contactos e iniciativas que visam alertar para estas e outras situações ligadas à herança da extracção do carvão na freguesia. O Parecer agora apresentado reforça a ideia de que é possível “salvar” o Cavalete do Poço de S.Vicente(Classificado como Monumento de Interesse Público desde 2010), ex libris desta freguesia e símbolo maior da exploração mineira. Para isso, são necessárias acções concretas de proteção e conservação preventiva deste património. Pensamos que, pela sua importância e significado, a recuperação e preservação cultural e ambiental do antigo complexo industrial mineiro de São Pedro da Cova, deverão ser encaradas como uma prioridade.
Apesar de alguns contactos que fizemos nos últimos meses sobre este assunto, hoje mesmo, enviaremos este Parecer à Câmara Municipal de Gondomar, CCDR-N, Empresa de Desenvolvimento Mineiro, Grupos Parlamentares da Assembleia da República, Ministério da Cultura, Primeiro-ministro e Presidência da República, a que juntaremos a solicitação de um pedido de audiência a todas as entidades que ainda não nos receberam.
Consulte aqui o Parecer.