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Zora no Alto da Serra. 1960. Créditos: P. Eaton. Arquivo MMSPC.
Zorra em circulação. S/d. Arquivo do Museu do Carro Elétrico.
Instalação da Zorra n.º 53 no jardim do Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Doação STCP. 1990. Arquivo MMSPC.
  • Zora no Alto da Serra. 1960. Créditos: P. Eaton. Arquivo MMSPC.
  • Zorra em circulação. S/d. Arquivo do Museu do Carro Elétrico.
  • Instalação da Zorra n.º 53 no jardim do Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Doação STCP. 1990. Arquivo MMSPC.

  • A Viúva

    A possibilidade de gerar uma energia mecânica para o transporte público, a partir de máquinas a vapor que consumiam carvão mineral, deu origem à rede elétrica viária.

    Para tal, a Companhia de Carris de Ferro do Porto construiu, nos primeiros anos do século XX, uma central geradora de energia – Central Termoelétrica de Massarelos. Esta Central passou a consumir, em exclusivo, o carvão – antracite – da Mina de São Pedro da Cova, quando o aumento do preço do carvão estrangeiro se tornou significativo, bem como, quando acresceu a dificuldade da sua importação.

    Assim, surgiu a necessidade de ligar Massarelos a São Pedro da Cova, através de uma linha de tração elétrica para o transporte do carvão. Nesta linha passaram a circular as Zorras, carros elétricos, de plataforma e caixa aberta, destinadas, quase na sua totalidade, ao transporte de carvão da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova (CMCSPC) para a Central Termoelétrica de Massarelos e das cinzas destas para as entulheiras.

    Planta do Cavalete com sistema de Andorinhas. 2010. Créditos de Alexandra Lopes.
    Andorinhas no nível IX, do Cavalete. 1960. Arquivo MMSPC
    Andorinhas ao nível IX do Cavalete. 1960. Arquivo MMSPC.
  • Planta do Cavalete com sistema de Andorinhas. 2010. Créditos de Alexandra Lopes.
  • Andorinhas no nível IX, do Cavalete. 1960. Arquivo MMSPC
  • Andorinhas ao nível IX do Cavalete. 1960. Arquivo MMSPC.

  • As Roldanas

    O Cavalete do Poço de São Vicente possuía, ao nível IX (31,70 m), 2 roldanas – que auxiliavam na extração de carvão. Na giria mineira, estas roldanas, são designadas de Andorinhas.

    Nestas andorinhas circulavam cabos de aço que estavam ligados a uma máquina de extração, cuja função era a de elevar jaulas que circulavam no poço, para que estas pudessem subir e descer com as berlinas e/ou pessoal. As andorinhas permitiam assim, que os cabos de aço passassem de uma posição inclinada (saída da máquina) para a vertical (suspensão das “jaulas” - elevadores - ao longo da vertical dos poços).

    Com o fim da exploração mineira na Vila e a desativação do Cavalete do Poço de São Vicente, as andorinhas foram retiradas da estrutura, no final da década de 70 do século XX, sendo posteriormente transferidas e instaladas no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

    English version
    Swallows
    The Pulleys

    The Easel of the Well of St. Vincent had, at level IX (31,70 m), 2 pulleys – which assisted in the extraction of coal. In Minas Gerais slang, these pulleys are called Swallows.

    In these swallows circulated steel cables that were connected to an extraction machine, whose function was to raise cages that circulated in the well, so that they could go up and down with the saloons and / or personnel. The swallows thus allowed the steel cables to move from an inclined position (exit of the machine) to the vertical (suspension of the "cages" - elevators - along the vertical of the wells).

    With the end of mining in the village and the deactivation of the Easel of the Well of São Vicente, the swallows were removed from the structure at the end of the 70s of the twentieth century, being later transferred and installed in the Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

    Version française
    Hirondelles
    Les poulies

    Le chevalet du puits de São Vicente avait, au niveau IX (31,70 m), 2 poulies – qui aidaient à l'extraction du charbon. Dans l'argot minier, ces poulies sont appelées hirondelles.

    Dans ces hirondelles circulaient des câbles d'acier qui étaient reliés à une machine d'extraction, dont la fonction était de soulever des cages qui circulaient dans le puits, afin qu'elles puissent monter et descendre avec les berlinas et / ou le personnel. Les hirondelles permettaient ainsi aux câbles d'acier de passer d'une position inclinée (sortie de la machine) à la verticale (suspension des « cages » - ascenseurs - le long de la verticale des puits).

    Avec la fin de l'exploitation minière dans le village et la désactivation du chevalet du puits de São Vicente, les hirondelles ont été retirées de la structure à la fin des années 70 du XXe siècle, puis transférées et installées au Museu Mineiro de São Pedro da Cova.